segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Por que Espiritismo - Parte 2


Nas páginas seguintes vieram Caim e Abel, sendo que esse último foi assassinado. Isso não era nada comum para mim, entretanto, muito mais estranho foi ver que justo na página seguinte, sem nenhuma outra página no meio, sem qualquer explicação razoável, havia uma população inteira! Isso mesmo! Na gravura seguinte ao que só haviam pessoas da primeira família da bíblia, já existia uma população relativamente grande. O mundo tinha sido povoado rapidamente e com direito à casebres, rebanhos de cabras e muitas outras coisas de uma tribo relativamente estruturada. Nesse momento eu entrei em parafuso e pensei “Pare! Já tá difícil acreditar agora...”. Não aguentei a angústia e pedi ajuda ao meu pai.  O senhor Osmar veio em meu socorro, viu o livro, olhou as gravuras, leu os textos, coçou a cabeça e disse – Nilza! (minha mãe), dá um pulinho aqui???

Nem um, nem outro, nem ninguém no mundo durante muito tempo conseguiu me explicar como é que uma população inteira poderia ter vindo de algumas poucas pessoas. Isso era ilógico mesmo para um menino de 8 anos de idade. Aceitar que essa situação foi real seria o mesmo que ignorar a possibilidade de incesto, pedofilia e problemas de consanguinidade. Enfim, um absurdo. Pior que isso foi verificar que algumas personagens viveram muito tempo pra trazer muita gente à vida. Adão, por exemplo, de acordo com as escrituras, viveu aproximadamente 930 anos (NOVECENTOS E TRINTA ANOS). Isso mesmo! Há outros que vieram na sequência como Sete, terceiro filho de Adão e Eva, que morreu aos 912 anos, Enos aos 905, Cainan aos 910, (...), até chegar, por exemplo, em Isaque, que viveu modestos 180 anos.

Não, não e não. Não dava pra entender e reverenciar a bíblia como uma escritura sagrada. É muito alegórico. É fantasioso demais. Foge ao bom senso. De certa forma, dependendo de como é empregada, afasta o homem de Deus e passa a ser fomento para o ceticismo científico.

Durante séculos, a bíblia sagrada fora o instrumento mais poderoso no controle das massas e serviu de base para muitas religiões e milhares de seitas. Entretanto, ao longo dos séculos, a distância entre as escrituras e a ciência foi aumentando. A razão, lógica e o bom senso,  associados ao desenvolvimento da ciência, levaram as escrituras sagradas e seus seguidores à um patamar secundário na sociedade, e, que, por muitas vezes, estão sujeitos à preconceitos e discriminação. É muito comum pessoas que defendem a bíblia ou qualquer outra escritura sagrada como a Torá, Alcorão e Vedas, serem tratados como fanáticos porque "assim está escrito". Infelizmente, "a palavra" que originalmente fora escrita de maneira alegórica por razões óbvias (condição moral e intelectual de cada povo na história), não foi traduzida adequadamente ao longo do tempo. Pior do que isso, é verificar que ainda nos dias de hoje essas alegorias e contos fantásticos são usados para exercer controles sobre as massas e atravancar o progresso da humanidade.



*Essa história continua no próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário