domingo, 16 de outubro de 2011

Por que Espiritismo - Parte 1






Por volta de 1980 meu pai comprou um conjunto de livros bem grandes, coloridos e instrutivos. Orgulho! Era a bíblia sagrada, simplificada e ilustrada. Algo como “Bible for Dummies”. Esse exemplar, disposto em vários volumes, era composto de gravuras e textos explicando cada passagem bíblica. Sendo muito curioso e apreciador de gravuras, desenhos e cores em geral, característico de um então menino de 8 anos, comecei a folhear e ler os textos aqui e ali, saltando páginas em busca de figuras mais ou menos coloridas e estórias interessantes. Meus conhecimentos sobre a Bíblia, Evangelho, Religião e Filosofia eram próximos de zero. Tudo o que eu sabia era que Deus é o Senhor de tudo e de todos e que Cristo era seu filho primogênito. (Ponto!). Era isso! Só isso mesmo! Então, eu abri um daqueles livrões e tudo começou com “O Espírito de Deus pairava sobre as águas" ... “Faça-se a Luz!”... seguido de mais estórias através de poucos textos e muitas gravuras.

Esse começo foi bem interessante porque me intrigava o Espírito de Deus pairando sobre águas escuras. A curiosidade aguda de uma criança não tem limites e logo me perguntei “O que Deus fazia pairando sobre as águas? Sozinho? Estranho!”. No entanto, uma vez que o livro me fora dado sem muita explicação e que se tratava da palavra da verdade, eu tinha que me conter.

 
Mais adiante, apareceu Adão. Feliz, peladão, e cercado de um mundo maravilhoso, ficava às vezes meio chateado por não ter com quem brincar. Daí, de acordo com o texto, apareceu a Eva. Ela havia nascido de uma das costelas de Adão. E eu, pensava, “Como assim? Nascer da costela de alguém??? Estranho!”. Bom, bola pra frente e continuei lendo e vendo tudo como muito interesse.



Adão e Eva viviam felizes para quase sempre até que o fruto proibido apareceu à sua frente. Durante muito tempo eu fiquei pensando sobre qual seria o problema de comer uma maçã, uma das frutas que mais gostava, e que não poderia fazer mal algum. Eu também não achava que tinha sido a cobra quem os induziu a cometer o pecado original. Entretanto, uma vez que assim está escrito na Bíblia, logo tratei de me esforçar para acreditar que tudo aquilo foi real – “eita cobra danada!”.  No início do início, a desobediência a Deus causou um grande problema para nosso primeiro casal da história e, consequentemente, isso foi o motivo para a mudança do mundo todo transformando-o no que é hoje. Confesso que fiquei bem chateadinho quando Adão e Eva estavam caminhando na tempestade, deixando o Éden. Não pude, também,  deixar de notar que nesse momento eles estavam usando uma espécie de... “tangas? cuecas?”, “Opa! Pera aí! Que negócio é esse? Estranho!”.  Fiquei intrigado com a razão pela qual eles já não estavam mais tão à vontade. Um tava com vergonha do outro.




*Essa história continua nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário