terça-feira, 5 de julho de 2011

Paixões

Como é bom estar apaixonado.. como é bom viver e sentir essa maravilha que se chama paixão. Esse sentimento que desata em nossas mentes e corações nos carregam e nos guiam através de mundos e fronteiras inimagináveis. As paixões são dignas de de referência literária, da música, da cultura, das artes e de toda sorte da expressão humana de um sentimento forte e marcante. Há quem diga que é infeliz aquele que nunca se apaixonou. Há quem diga que viver sem paixão é viver sem graça, sem sentido. Há quem diga que a paixão é o que move o mundo e que esse combustível nunca acaba. As paixões são os motores de grandes mudanças. São vertentes de um paradoxo intrigante que é a contra-mão daquilo que é esperado de qualquer ser na face da Terra, o equilíbrio.
Paixões! Quão bom é estar apaixonado na adolescência. Que maravilhoso é estar apaixonado, sentir-se vivo, sangue correndo pelas veias. Paixões são arrebatadoras e explosivas... atravessam sem pedir licença e aterrorizam os mais fracos.
As paixões são muitas. As paixões são grandes, são pequenas, são de todos os tipos e tamanhos. As paixões existem de diversas formas, tempo e maneiras; e ainda podem atingir um ou mais individuos em maior ou menor grau. As paixões são desformes, desmedidas e inconsequentes. O objeto de desejo, carne ou não, alimento do corpo ou da alma. É contraditório algo tão sublime e tão devastador ao mesmo tempo. O que esperar das paixões?
As mídias, as pessoas e o mundo todo sabem que as paixões movem tudo o tempo todo. É através das paixões que cometemos erros pequenos, erros medianos, grandes e até mesmo os piores erros da humanidade. Por paixão às etnias mais favorecidas e xenofobismo, houve aquele que liderou um povo contra todos os povos, que matou e trucidou toda uma sabedoria. Essa é uma das faces das paixões que não vemos ou que ao menos não queremos enxergar. Nós preferimos ficar com as paixõs que conhecemos quando éramos jovens, quando estávamos na infância de cada existência, onde a inocência reina em todos que nela se encontram. Esse tempo, nessas horas, dessa maneira é salutável. Ainda, as paixões são responsáveis por unir casais que são convidados ao convívio fraternal do matrimônio.
Que mais complexo poderia ser tão pequena palavra?
Paixões no plural ou paixão no singular? Plural, certamente. As paixões estão presentes no dia-a-dia de cada pessoa, no cotidiano de cada um que esteja agindo mentalmente em estado de vigília ou em descanso. As paixões verdadeiramente nos movem e nos direcionam. As paixões são inevitáveis. Faz parte, e em muitos casos, dependendo de seu entendimento e grau de desapego, é quase que inerente à alma humana. Assusta. Nos desencoraja qualquer movimento contra às suas manifestações. É dominadora. Se para o bem ou para o mal, não costuma ter freio. Entretanto, há sim uma esperança. Ainda nos resta, frente à tal característica de Espíritos em evolução, uma ferramenta que nos foi concedido muito antes de nascermos. Essa ferramenta não é grande e tampouco pequena. Ela não se encontra em nenhuma droga ou verso, essa saída para controle de tamanha força, chama-se consciência. Nossa consciência existe, está presente em todos os momentos, embora que muitas vezes não obsevada. A consciência é o nosso guia, é a voz daqueles que nos querem bem, que nos protegem, que nos conduzem. A consciência é o controle necessário que as paixões, algo tão contraditoriamente forte, sublime, mesquinho e desregulado passa a ser benéfico para Espíritos encarnados e desencarnados.  Como vimos, as paixões são portas que nos abrem infinitos mundos e possibilidades. A maior delas é o amor.
Deixe que sua consciência tranquilize e dignifique essa força interior que chama paixão. Faça dela sua aliada e não aquele que te leverá aos mais sombrios caminhos que se possa percorrer. Nas trevas, a luz nos mostra o caminho. Essa luz é a consciência que nos traz à razão quantas vezes for necessário. É com essa luz, de consciência e amor, que domamos aquele que pode nos fazer cair.
Entenda e pratique as paixões que lhes caibam mas entenda também que ela não é um meio e nem um fim.

Ricardo

Um comentário:

  1. Texto sensacional!!! Sem palavras!

    Sou completamente apaixonada por você!!! E isso só me levou a uma coisa: EU TE AMO!

    Beijos

    ResponderExcluir