quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Resgate da Religião


A palavra "religião", em latim, "religare", de acordo com os dicionários, significa “religar com o divino”. E o que seria isso ? 

Durante algum tempo em minha vida, a simples menção à palavra religião me deixava irritado. Minha intolerância às manifestações religiosas, que eventualmente presenciava, era acima do normal. Para mim, nessa época, estar ligado à algum tipo de religião era dizer ao mundo que o sujeito era fracassado. Em minha visão estreita, os únicos que literalmente lucravam com a fé eram os sacerdotes, ministros, pastores, bispos, e todos que se vestiam da religião que pregavam. Os fiéis que compareciam e suportavam suas igrejas eram, em minha opinião, apenas coitados; pessoas de pouco conhecimento e visão social.

Para mim, a religião não era algo bom. Em alguns casos, fora provado a má conduta em instituições religiosas, má fé, exploração de pessoas e falsidade ideológica. Sem contar perseguições e extremismos. E isso não é bom. Em vista desse lado inescrupuloso e sujo das religiões no mundo inteiro, uma imagem equivocada da idéia do que é o ato de se religar ao divino se confundiu com cenários menos nobres da raça humana. As alegorias contidas nas escrituras sagradas associadas às más intenções de muitos líderes religiosos, de todos os tempos e regiões do planeta, distorceram a idéia do que é religião. Para muita gente que conheço, a religião está associada à conflitos de todo tipo, controvérsias e paixões, que nada tem a ver com o amor, caridade e fraternidade; nada tem a ver com se religar a Deus.


Ainda hoje eu percebo que há muitos problemas no tange a indoneidade e objetividade das instituições religiosas. Entretando, meu entendimento de todo o contexto mudou. A fé sincera e o comportamento reto dos fiéis, de qualquer religião, os salvam e os mantém protegidos no caminho da elevação. Independentemente da idoneidade das instituições, aqueles que crêem em Deus e têm fé, caminham para seu progresso moral e praticam um pouco da verdadeira religião pois a idéia de se religar a Deus é muito ampla e está acima das verdades impostas pelas instituições e de qualquer ato lamentável que os cerca. O conceito de religião mudou para mim. O que antes era atrelado aos dogmas das instituições, hoje é inerente a fé, filosofia de vida e razão. Quando a humanidade entender o conceito de religião, não haverá mais diversas instituições religiosas ciumentas, demagogas e perigosas como as que vemos hoje, mas apenas fiéis, irmãos e sua intimidade com Deus.

A doutrina espírita, quando livre de qualquer profissionalismo religioso, também nos coloca em condições de entendimento de parte disso. A outra parte, se encontra em nosso íntimo, numa relação de buscas e descobertas, que poucos conseguiriam encontrar palavras para descrevê-la.

Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário