quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Passado

Ainda ontem eu estava vendo na TV a reprise do show do Guns 'n Roses no Rock in Rio 2011.  Enquanto lia algo no computador, olhava para aquela cena que, no mínimo, era triste. O Axl Rose, vocalista da banda, estava visivelmente cansado e sem voz. Sem ainda os integrantes originais da banda, entre eles, o Slash, imediatamente veio à cabeça a idéia da diferença do que o Guns 'n Roses foi um dia e o que é hoje.

De todos que estavam no palco, o que mais se arrastava de um lado para o outro era o próprio dono da banda, o Axl. Durante a apresentação, eu o comparei com o Sir Paul McCartney e a Madonna porque estes também estão cansados, porém, eles mantém a mesma linha, performance e qualidade. Novamente pensei "o que será que aconteceu com o Axl nesses anos todos? Onde foi parar aquela vontade que tinha de fazer o rock n roll que fazia? Qual a razão para tanta gente nova no palco? Ora um, ora outro fazendo o papel daqueles que se foram. Por que não continuaram com os mesmos integrantes assim como tantas outras bandas?Eu lamentei: "Eles não são os mesmos do passado". 

Nesse exato momento me ocorreram lembranças de alguns ensinamentos que tive e que venho aprendendo todos os dias. Eu não devia pensar assim. Passado é passado. O que vemos hoje é o reflexo do que fomos ontem. O Guns, hoje em dia, pode não ser a mesma banda original de antes mas certamente evoluiu para aquilo que deveria ser. É evidente que o passado nos toca o coração de uma maneira ou de outra, entretanto, esquecemos às vezes que o presente é uma das grandes dádivas do processo evolutivo, a oportunidade de mudança imediata, válida também para bandas de rock e personagens ícones como Axl Rose. O quanto acertamos ou erramos no passado é algo que cabe à consciência de cada um de nós. O que somos hoje é a expressão daquilo que vivemos outrora. O que seremos amanhã, depende do quanto aprendemos e trabalhamos hoje. 

Inevitáveis são as eventuais comparações do presente com o passado. Seja como for, tenha em mente que tudo é passível de mudança. Diria, necessário. Se bem ou mal, tudo evolui. Aprenda com aquilo que já passou mas não faça disso a sua vida. Não se prenda ao passado. 

Infelizmente, há muitas pessoas que se prendem ao que já se foi. Por paixão à determinadas situações, pessoas e objetos, elas se perdem no tempo e esquecem de viver o presente como se não houvesse futuro.






Como dira Chico:"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta." 


Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário