segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Espiritismo e Espriritualismo

Existe uma diferença entre Espiritualismo e Espiritismo. Como é muito comum uma certa confusão entre esses nomes, é importante esclarecer alguns conceitos básicos.



Materialismo:
É uma doutrina onde não se crê em nada além daquilo que é material. O Materialsmo sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.



Espiritualismo:
O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que admite a existência de Deus, de forças universais e da Alma, com a visão de que existem milhares de coisas abstratas. Ou seja, Espiritualismo acredita em algo além da matéria. O Espiritualismo é uma doutrina, por assim dizer, onde as pessoas acreditam na existência de Deus, vida além da morte e em forças universais que governam todos os seres. O Espiritualismo, ao contrário do materialismo, acredita em algo além da matéria.




Bom... agora que sabemos que os Espiritualistas são pessoas que acreditam em algo além da matéria, devemos entender que essas pessoas estão, no geral, divididas por seguimentos ou religiões. Em outras palavras, o Espiritualismo está dividido em seguimentos de acordo com suas crenças e tradições, ou, melhor dizendo, suas doutrinas religiosas.


O Espiritismo, como podemos ver no exemplo acima, é uma das doutrinas espiritualistas, não podendo ser confundido com nenhuma das religiões ou mesmo com o próprio nome Espiritualismo.



Um Espírita é, antes de mais nada, um Espiritualista. Entretanto, nem sempre um Espiritualista é um Espírita.


Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário