quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Melhor definição para minha religião. Einstein!

"Aquilo que é impenetrável para nós existe de fato. Por trás dos segredos da natureza há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião".

Albert Einstein

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sugestões, autoconhecimento e prece.




Quando conhecemos bem nossos caminhos equivocados, é possível também perceber que muitas vezes, além de nosso próprio desejo, há algo a mais nos compelindo na direção errada. Esse "algo", que ocorre muitas vezes inconscientemente, pode ser traduzido como sugestões. Toda vez que nos encontrarmos nessas situações onde temos a sensação de que perdemos o controle e que as sugestões podem passar de um ponto razoável, nós devemos orar. Toda vez que nossa consciência nos traz à realidade de nossa condição de erro, ore.


Ricardo

Prece - Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir aos homens e conduzi-los pelo bom caminho, amparai-me nas provas desta vida; dai-me a força de sofrê-las sem lamentações; desviai de mim os maus pensamentos, e fazei que eu não dê acesso a nenhum dos maus Espíritos que tentariam induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência sobre os meus próprios defeitos, e tirai-me dos olhos o véu do orgulho, que poderia impedir-me de percebê-los e de confessá-los a mim mesmo. Vós, sobretudo, meu Ando Guardião, que velais mais particularmente por mim, e vós todos, Espíritos Protetores, que vos interessais por mim, fazei que eu me torne digno da vossa benevolência. Vós conheceis as minhas necessidades; que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus. (ESE - Prece 12)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Anjos da guarda

Do Livro dos Espírito - Cap VI - Anjos da Guarda, Espíritos Protetores e Familiares Simpáticos


489 Há Espíritos que se ligam a um indivíduo em particular para protegê-lo?
– Sim, o irmão espiritual; é o que chamais de bom Espírito ou bom gênio.


490 O que se deve entender por anjo de guarda?
– O Espírito protetor de uma ordem elevada.


491 Qual é a missão do Espírito protetor?
– A de um pai para com seus filhos: conduzir seu protegido ao bom caminho, ajudá-lo com seus conselhos, consolá-lo em suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida.


492 O Espírito protetor é ligado ao indivíduo desde seu nascimento?
– Desde o nascimento até a morte e, muitas vezes, o segue após a morte na vida espiritual, e mesmo em muitas existências corporais, porque essas existências são somente fases bem curtas em relação à vida do Espírito.


493 A missão do Espírito protetor é voluntária ou obrigatória?
– O Espírito é obrigado a velar por vós, se aceitou essa tarefa. Mas escolhe os seres que lhes são simpáticos. Para uns é um prazer; para outros, uma missão ou um dever.


493 a Ao se ligar a uma pessoa o Espírito renuncia a proteger outros indivíduos?
– Não, mas não faz só isso, exclusivamente.


494 O Espírito protetor está inevitavelmente ligado à criatura confiada à sua guarda?
– Pode ocorrer que alguns Espíritos tenham que deixar sua posição para realizar diversas missões, mas nesse caso são substituídos.


495 O Espírito protetor abandona algumas vezes seu protegido quando este é rebelde aos seus conselhos?
– Ele se afasta quando vê que seus conselhos são inúteis e a vontade de aceitar a influência dos Espíritos inferiores é mais forte no seu protegido. Mas não o abandona completamente e sempre se faz ouvir; é, porém, o homem quem fecha os ouvidos. O protetor volta logo que seja chamado.
É uma doutrina que deveria converter os mais incrédulos por seu encanto e por sua doçura: a dos anjos de guarda. Pensar que se tem sempre perto de si seres superiores, sempre prontos para aconselhar, sustentar, ajudar a escalar a áspera montanha do bem, que são amigos mais seguros e devotados que as mais íntimas ligações que se possa ter na Terra, não é uma idéia bem consoladora? Esses seres estão ao vosso lado por ordem de Deus,que por amor os colocou perto de vós, cumprindo uma bela, embora difícil, missão. Sim, em qualquer lugar onde estiverdes estarão convosco: nas prisões, nos hospitais, nos lugares de devassidão, na solidão, nada vos separa desses amigos que não podeis ver, mas de quem vossa alma sente os mais doces estímulos e ouve os sábios conselhos.


Deveríeis conhecer melhor essa verdade! Quantas vezes vos ajudaria nos momentos de crise; quantas vezes vos salvaria dos maus Espíritos! Mas no dia decisivo, esse anjo do bem terá que vos dizer: “Não te disse isso? E tu não o fizeste. Não te mostrei o abismo? E tu aí te precipitaste. Não te fiz ouvir na tua consciência a voz da verdade? E não seguiste os conselhos da mentira?” Ah! Interrogai os vossos anjos de guarda; estabelecei entre eles e vós essa ternura íntima que reina entre os melhores amigos. Não penseis em lhes esconder nada, porque eles são os olhos de Deus e não podeis enganá-los. Sonhai com o futuro. Procurai avançar nessa vida e vossas provas serão mais curtas;vossas existências, mais felizes. Vamos, homens de coragem! Atirai para longe de vós de uma vez por todas os preconceitos e idéias retrógradas. Entrai no novo caminho que se abre diante de vós. Marchai! Marchai! Tendes guias, segui-os: o objetivo não pode vos faltar, porque esse objetivo é o próprio Deus. Aos que pensam que é impossível para os Espíritos verdadeiramente elevados se sujeitarem a uma tarefa tão árdua e de todos os instantes, diremos que influenciamos vossas almas estando a milhões e milhões de quilômetros. Para nós o espaço não é nada e, embora vivendo em outro mundo, nossos Espíritos conservam sua ligação com o vosso. Nós podemos usar de faculdades que não podeis compreender, mas ficais certos de que Deus não nos impôs uma tarefa acima de nossas forças e não vos abandonou sozinhos na Terra sem amigos e sem apoio. Cada anjo de guarda tem seu protegido por quem vela, como um pai vela pelo seu filho. Fica feliz quando o vê no bom caminho; fica triste quando seus conselhos são desprezados.

Não temais nos cansar com vossas questões. Ao contrário, procurai estar sempre em relação conosco: sereis mais fortes e felizes. São essas comunicações de cada homem com seu Espírito familiar que fazem de todos os homens médiuns, médiuns ignorados hoje, mas que se manifestarão mais tarde e que se espalharão como um oceano sem limites para repelir a incredulidade e a ignorância. Homens instruídos, instruí os vossos irmãos; homens de talento, elevai vossos irmãos. Não sabeis que obra cumprireis assim: é a do Cristo, a que Deus vos conferiu. Por que Deus vos deu a inteligência e a ciência, senão para as repartir com vossos irmãos, para fazê-los adiantarem-se no caminho da alegria e da felicidade eterna?
São Luís, Santo Agostinho

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Espiritismo e Espriritualismo

Existe uma diferença entre Espiritualismo e Espiritismo. Como é muito comum uma certa confusão entre esses nomes, é importante esclarecer alguns conceitos básicos.



Materialismo:
É uma doutrina onde não se crê em nada além daquilo que é material. O Materialsmo sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.



Espiritualismo:
O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que admite a existência de Deus, de forças universais e da Alma, com a visão de que existem milhares de coisas abstratas. Ou seja, Espiritualismo acredita em algo além da matéria. O Espiritualismo é uma doutrina, por assim dizer, onde as pessoas acreditam na existência de Deus, vida além da morte e em forças universais que governam todos os seres. O Espiritualismo, ao contrário do materialismo, acredita em algo além da matéria.




Bom... agora que sabemos que os Espiritualistas são pessoas que acreditam em algo além da matéria, devemos entender que essas pessoas estão, no geral, divididas por seguimentos ou religiões. Em outras palavras, o Espiritualismo está dividido em seguimentos de acordo com suas crenças e tradições, ou, melhor dizendo, suas doutrinas religiosas.


O Espiritismo, como podemos ver no exemplo acima, é uma das doutrinas espiritualistas, não podendo ser confundido com nenhuma das religiões ou mesmo com o próprio nome Espiritualismo.



Um Espírita é, antes de mais nada, um Espiritualista. Entretanto, nem sempre um Espiritualista é um Espírita.


Ricardo

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Renúncia

É fato. Com o passar do tempo nós somos obrigados a renunciar a muitas coisas. Se por opção ou necessidade, estamos constantemente renunciando a costumes, estilos, vícios e comportamentos; e, na mão oposta, adquirimos novos costumes, comportamentos, estilos e até mesmo, novos vícios.

E isso é necessário? A resposta que descobri é: Sim. Obrigatoriamente, só por razões de saúde, condições físicas ou motivos sócio-econômicos. No entanto, há renúncias que fazemos de maneira espontânea, sem qualquer motivo aparente. Nesses casos, a renúncia acontece ao percebermos que determinadas coisas ou ações em nossas vidas já não fazem sentido algum. Se exemplificarmos com situações ordinárias, onde algumas pessoas renunciam aos seus relacionamento amorosos que já não fazem mais sentido, por exemplo, temos uma ideia do que seja a renúncia. Mais do que isso, começamos a pensar no significado dessa palavra. Com essa ideia em mente, vamos imaginar o que mais renunciamos em nossas vidas. Eu posso rapidamente lembrar de várias coisas que renunciei espontaneamente ao longo do tempo. Um exemplo? Simples, eu deixei de brincar com meus carrinhos de brinquedo. Outro? Não brinco mais de pique-esconde. Outro? Não empino pipas. Não aposto corridas pra ver quem chega primeiro na esquina. Não pego goiaba no pé. Não sacudo a pitangueira pra pegar pitanga no chão. Não jogo peão ou bolinha de gude. Não brinco de polícia-ladrão. Não toco campainha e saio correndo e nem pinto a parede do quarto da minha mãe com o batom preferido dela. Não faço mais nada disso. Hoje, embora tenha saudade, aos 38 anos, essas coisas já não fazem sentido.

A fase adulta nos traz muitas coisas novas, boas e nem tão boas assim... Nós assumimos outra postura, novas ideias, novas necessidades e adquirimos costumes, comportamentos e vícios. Sejam eles quais forem, um dia teremos de renunciar. Se por obrigação ou não, o tempo nos dirá. Lembro bem que renunciei ao convívio diário com meu filho por motivo da separação de uma união infeliz. Por conselho médico, renunciei ao cigarro. Por insegurança, renunciei à oportunidades de emprego. Mas, o que eu renunciei espontaneamente com o passar dos anos? Acho que posso citar a renúncia a vida sedentária, ao consumo de bebidas alcoólicas, à dependência de títulos, à viver em bando, às baladas de segunda à segunda,  e às corridas ao ouro. Espontaneamente, eu deixei algumas coisas pra trás simplesmente porque não vejo mais sentido nelas. Não afirmo que sou 100% independente mas que não preciso e vivo bem sem elas. É como se essas coisas fossem brincadeiras de criança e que eu, ao atingir um determinado nível de amadurecimento, vejo com muita naturalidade minha nova condição.

E o que ainda me falta renunciar? Bom.. a lista é grande. Entretanto, posso citar rapidamente a necessidade de renunciar ao egoísmo, à intolerância, impaciência, paixões e vícios, entre tantas coisas.

E qual a razão ou os motivos que tenho para trabalhar na renúncia dessas coisas? A resposta é bem simples: Evolução moral e intelectual. Saber renunciar ou trabalhar para abstenção de nossas más tendências é ponto-chave para galgar cada degrau da escala evolutiva como ser humano e Espírito. As instruções e os ensinamentos que buscamos e recebemos de nossos irmãos mais esclarecidos e abnegados são muito importantes na construção de um horizonte de fé e esperança frente as mazelas da vida. A renúncia às nossas más tendências e vicissitudes, por sua vez, é ferramenta indispensável para o entendimento e prática de tudo aquilo de bom que se aprende e que se deseja viver. Se não a colocarmos em prática, seguiremos como crianças brincando no mundo real. Se não houver caridade e renúncia às coisas que não fazem sentido, ainda seremos aqueles que brincam de polícia-ladrão, que apostam corridas entre si e que tocam campainhas e saem correndo.

Ricardo