segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dupla consciência

Lembre-se de que somos Espíritos encarnados e abençoados pelo
esquecimento momentâneo que se faz necessário. Assim, tenha ciência
que nós conhecemos muito mais de nós mesmos e que esperamos ser
vitoriosos nas provas por nós escolhidas. Nossa real consciência,
ainda que adormecida, nos presta grande favor ao nos suprir com a
intuição.

Observe e conheça a ti mesmo. Esse é um dos caminhos mais lógicos para
entender o sentido da vida na Terra. É aí que se encontra a verdadeira
felicidade e não em esteriótipos perfeitos que muitas vezes
gostaríamos ser.


Ricardo

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Paciência


 * Um Espírito amigo *
Havre, 1852


A dor é uma bênção que Deus envia aos seus eleitos. Não vos aflijais, portanto, quando sofrerdes, mas, pelo contrário, bendizei a Deus todo-poderoso, que vos marcou com a dor neste mundo, para a glória no céu.
Sede pacientes, pois a paciência é também caridade, e deveis praticar a lei de caridade, ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste em dar esmolas aos pobres é a mais fácil de todas. Mas há uma bem mais penosa, e consequentemente bem mais meritória, que é a de perdoar os que Deus colocou em nosso caminho para serem os instrumentos de nossos sofrimentos e submeterem à prova a nossa paciência.
A vida é difícil, bem o sei, constituindo-se de mil bagatelas que são como alfinetadas e acabam por nos ferir. Mas é necessário olhar para os deveres que nos são impostos, e para as consolações e compensações que obtemos, pois então veremos que as bênçãos são mais mais numerosas que as dores. O fardo parece mais leve quando olhamos para o alto, do que quando curvamos a fronte para a terra.
Coragem, amigos: o Cristo é o vosso modelo. Sofreu mais que qualquer um de vós, e nada tinha de que se acusar, enquanto tendes a expiar o vosso passado e de fortalecer-vos para o futuro. Sede pois, pacientes, sede cristãos: esta palavra resume tudo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Profissionalismo religioso


"É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios." Bezerra de Menezes (Mensagem "Unificação", psicografia de Francisco Cândido Xavier - Reformador, agosto 2001)


É compreensível a vontade de muitos irmãos em nos ver trilhando o caminho do bem. Entretanto, a conduta reta que devemos adotar em nossas vidas nem sempre é aquela que compreendemos corretamente e que praticamos com regularidade. Tudo depende de diversas condições físicas, psíquicas e espirituais em um determinado espaço de tempo. Aos olhos de algumas pessoas, um comportamento irregular e que seja, ora ou outra, desviado, é motivo para comentários e expressões de reprovações inoportunas. Infelizmente, em determinados momentos e devido a situações relativamente simples, essas pessoas se esquecem de colocar em prática um dos pilares da elevação moral, a caridade.  Em algumas ocasiões a compreensão e o diálogo são sobrepostos por certa visão radical e de imposição. Nesse momento, o senso comum passa agir em nome do bom senso e, de maneira errônea, nós corremos o risco de abraçar algumas verdades que só são conhecidas por nós mesmos e por alguns poucos que compartilham a mesma opinião. Isso chama-se demagogia. Tanto um lado quanto o outro deve ouvir a voz de seu coração. Contudo, antes de proferir qualquer sentença, há a necessidade de pesar as palavras com base naquilo que Jesus nos ensinou há mais de 2000 anos e nas traduções que espiritismo nos traz há muito tempo. Se deixarmos nos levar pelo preconceito, imposição, radicalismo e demagogia, não seríamos, dessa maneira, dignos da terceira revelação, mas seríamos, somente, mais uma religião.


Ricardo

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cobrança



Toda cobrança pode e deve ser feita dentro dos limites do bom senso. O
excesso leva à queixa e, a falta, ao descaso. Quando a cobrança não se
fizer necessária, então aqueles que cobram e os que são cobrados
chegarão ao ponto de sublime entendimento. Não é essa a base harmônica que buscamos?
Ricardo

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Percepção




E em um determinado momento de minha vida alguém me disse que um dia meus valores iriam mudar, que tudo aquilo que acreditava e desejava mudaria a ponto de não existir. Eu iria esquecer tudo e que até mesmo as coisas que mais prezava na vida perderiam seu significado. Olhei para o homem que me disse isso e pensei  "isso é conversa de velho!". Eu estava no auge dos meus vinte e poucos anos e estava ouvindo um comentário de um homem de sessenta. Naquele momento, os impulsos da vida jovem cegavam minhas vistas, tapavam meus ouvidos e mantinham meu horizonte tão pequeno quanto aos valores que guardava em minha alma. A falta de instrução e de humildade me amarravam. A angústia de que algo estava incompleto me atormentava noite e dia. O velho estava certo.

Ricardo

Idade

A gente fica velho e com o passar do tempo aparece cada coisa que eu vou te falar... rsrs
Ontem, quando estava correndo, senti algo no joelho como se tivesse caido alguma coisa doce. Algo estranho como se puxasse a pele de uma lado à outro. Passei a mão por cima e não tinha nada... Parece que é algo entre a pele e o osso... Nesse momento, to parado e a mesma sensação acontece de novo... Eu espero que tudo isso que vem acontecendo comigo seja espiritual. Porque, se for físico, a coisa tá braba!!! haha

Ricardo

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prece







“Sede, na oração, perseverantes.” (Paulo – Romanos – 12:12)

Diretamente convidado a uma decisão, no tumulto dos conflitos complexos, busque a inspiração superior através da prece.


Um momento de prece dirime problemas largamente cultivados.


Instado por dificuldade à rebeldia e ao desequilíbrio, faça uma pausa para a prece.


A prece não apenas aponta rumos quanto tranquiliza interiormente.


Açodado pelas paixões inferiores e vencido na psicosfera negativa do ambiente em que vive, erga-se à prece edificante.


A prece não somente sustenta o bom ânimo como também luariza os sentimentos.

Tombado por falta de apoio e aturdido nos melhores propósitos acalentados, tente o convívio da prece antes de desertar.


A prece não é só uma ponte que o leva a Deus, porém uma alavanca a impeli-lo para sair do desânimo que o prostra.


Atordoado por informações infelizes e vitupérios; apedrejado por incompreensões indevidas, mergulhe a mente na prece antes do revide.


A prece não constitui um paliativo exclusivo, sendo, também, inexaurível e abençoada fonte de renovação e entusiasmo.


Examinando o problema imenso que se avulta, aquietado pelas complexas engrenagens das decisões, estugue o passo, faça uma prece.


A prece tem o poder de clarificar os horizontes e içar o homem do abismo às cumeadas libertadoras.

Concluída a tarefa em que recolheu bênçãos e júbilos, não se esqueça da prece.


A prece não lhe constitua um instrumento de rogativa e solicitação incessantes, tornando-se, também, um telefônio para expressar o reconhecimento e a gratidão com que você exporá os sentimentos renovados ao Pai Celestial.


Não se trata de beatice, nem tampouco de pieguismo emocional.


Se lhe é justo permitir-se o pessimismo e o desaire, conservando a negação e o dissabor, a prece contituir-lhe-á bastão de apoio, medicamento reconfortante, pão nutriente porquanto cada um sintoniza com aquilo em que pensa e vibra.

Orando, você, naturalmente, haurirá nas fontes inesgotáveis da Divina Providência as energias necessárias para o êxito dos seus cometimentos.


Não se deixe vencer pelos que o abordam com ceticismo e preferem a manifestação cínica diante do seu estado de prece e de confiança.


Uma prece a mais nunca é demais.

(Por Marco Prisco - Divaldo P. Franco. In: Momentos de Decisão)
Fonte Blog Espírita na Net http://espiritananet.blogspot.com/